Fontes renováveis de energia
Em poucas décadas, essa imagem pode deixar de ser exclusiva das regiões áridas para se tornar um problema mundial. No ano internacional dos oceanos, a falta de água já atinge 20% da população do planeta. Por isso, deixa de ser assunto exclusivo dos ambientalistas e passa a fazer parte do dia-a-dia da sociedade, em geral.
Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que, em 28 anos, a carência de água vai afetar dois terços da população mundial. Ou seja, das 8,3 bilhões de pessoas que devem estar habitando a Terra em 2025, nada menos que 5,5 bilhões vão sofrer pela escassez de água, cuja disponibilidade deve ser reduzida em 35% para cada pessoa.
A ONU instituiu o dia internacional da água em 22 de março, antevendo ainda que, no começo do século XXI, um terço dos países do mundo terá escassez permanente do produto. O dia nasceu da Conferência Internacional da Água, ocorrida em Dublin, na Irlanda, em abril de 1992.
Projetos de preservação da Água no Brasil
• Projeto visa conscientização sobre preservação da água
Durante a segunda quinzena de março, os alunos do Ensino Fundamental do Colégo São José de Santa Lúcia, buscaram informações sobre a conscientização em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história da humanidade.
O trabalho com o tema “Água, fonte de vida” oportunizou as crianças uma visão ampla que envolveu inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto foi desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que pudessem ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
Através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, o principal objetivo desse