fontes históricas
Como sabemos, para que a pesquisa histórica seja possível é preciso reunir pistas, vestígios que os seres humanos do passado produziram. A essas pistas nós denominamos fontes históricas. Assim como há uma grande diversidade de temas que podem se tornar uma pesquisa histórica, há também uma grande diversidade de tipos de fontes.
As fontes históricas podem ser escritas ou não escritas. Além dos documentos escritos, existem fontes de natureza visual, oral e sonora que foram incorporadas ao conjunto de objetos que nos ajudam a obter a compreensão do passado.
Fontes escritas
Esses registros podem ser cartas, jornais, revistas, relatórios, leis. Anúncios, documentos oficiais, cartoriais, diários, etc.
Fontes não escritas As fontes históricas não escritas podem ser materiais, iconográficas, orais etc. Ou seja, podem ser obras de arte, brinquedos, fotografias, moedas, armas, ferramentas, monumentos, pinturas, filmes, músicas, construções, etc.
Interdisciplinaridade!
Muitas vezes os historiadores conseguem obter essas fontes em parceria com profissionais de outras áreas de conhecimento, por exemplo, Arqueologia, Psicologia, Sociologia, Direito, Linguística e muitas outras. O historiador é um profissional que trabalha com outras disciplinas.
1) Observe a frase: A História é a ciência que se preocupa somente com o passado.
Você concorda com ela? Por quê?
2) Observe o texto:
Os idosos
Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo.
Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de