FONTES HISTÓRICAS
Curso: História
Acadêmico: Mardone Vicente da Silva
Prof.: Dr. José Petrúcio
ATIVIDADE: Redija um texto no máximo 20 (vinte) linhas com base nas palavras a seguir: Análise documental – Subjetividade – Reconstrução dos fatos.
HISTÓRIA ANTIGA
Fontes Históricas
As fontes históricas são todos os registros, vestígios e restos que auxiliam os historiadores na reconstrução dos fatos. Essas fontes podem ser de dois modos: primárias de “primeira mão” (originais) ou secundárias, que são os comentários e observações sobre as fontes primárias. Um exemplo de uma fonte primária é a “Epopéia de Gilgamesh”, considerada a mais antiga.
A análise documental dessas fontes históricas pode ser feita de duas formas: a tradicional, que não está sendo utilizada, tendo em vista, somente fazer a recuperação e a reorganização das informações presentes no texto e a hermenêutica, que é utilizada atualmente, e tem como objetivo fazer indagações e questionamentos dos textos.
Para que o historiador tenha êxito na análise das fontes primárias, ele precisa levar em consideração que o autor possui valores e princípios, compartilha do grupo que faz parte e tem envolvimento com as circunstâncias históricas. Este, quando realiza a sua pesquisa já sabe qual destinatário atingir e quais serão os interesses e objetivos. A partir deste momento o leitor começa a investigar levando sempre em conta que esta fonte primária trará uma perspectiva de subjetividade, demonstrando um olhar particular do autor.
Portanto, é possível afirmar que as fontes históricas não são iguais ao passado, mas sim uma versão do passado, pois é impossível retratar todos os acontecimentos conforme realmente aconteceram. Para alcançar a reconstrução dos fatos, a técnica utilizada é a “comparação” das diversas fontes diminuindo desta forma a subjetividade.