Fontes de inovacao
02 – A Incongruência. Aqui o empreendedor deve analisar se o que ele vê de valor em seu produto é a mesma visão que seu cliente tem. Em muitos casos esses valores são diferentes, como evidenciei neste artigo aqui. Às vezes o empreendedor pensa vender um tipo de produto/serviço com a finalidade ‘x’ e o cliente o recebe com a finalidade ‘y’. Nesse cenário surgem novas oportunidades, nas quais, por exemplo, existia um único produto/serviço que agora poderá ser divido em vários produtos/serviços.
03 – Necessidade de processo. Algumas oportunidades surgem quando se cria ou modifica processos já existentes. Por isso sou tão fanático por fluxogramas e mapas mentais. Um exemplo é o da revelação de fotos, um processo antigo que com o uso de câmeras digitais foi adaptado por empreendedores, ou seja, aproveitaram a oportunidade de utilizar novas tecnologias apenas para melhorar um processo.
04 – Mudança na estrutura da indústria. Alguns segmentos ficam estagnados por muito tempo, mas com o aparecimento de novas tendências ou tecnologias novas oportunidades de negócios podem se formar. No Brasil os carros sempre foram à gasolina, mas o cenário da indústria mudou com o aparecimento dos carros bicombustíveis. Empreendedores que não deixam uma boa oportunidade passaram a vender produtos voltados para essa nova demanda, por exemplo.
05 – Mudanças demográficas. Em que podemos incluir mudanças relacionadas com o ser humano; tipos de moradias, sexo, envelhecimento da população, nível de escolaridade, entre outros fatores podem oferecer inovações