Fontes de Ernegia
Curso: Aprendizagem Industrial Mecânico Geral.
Professor: Lourenço Carvalho
Eletricidade Básica Rio do Sul, 8 de Maio de 2014 Fontes de Energia
As fontes de energia são fundamentais em nosso dia a dia, em especial na atual sociedade capitalista. Essas substâncias, após serem submetidas a um processo de transformação, proporcionam energia para o homem cozinhar seus alimentos, aquecer e iluminar o ambiente, etc.
Contudo, foi com o advento das Revoluções Industriais, juntamente com a intensificação do processo de urbanização, que a utilização das fontes energéticas teve um aumento extraordinário. O atual modelo capitalista é altamente dependente de recursos energéticos para o funcionamento das máquinas industriais e agrícolas; os automóveis também necessitam de combustíveis para se deslocarem; e a urbanização aumentou a demanda de eletricidade.
Diante desse cenário, o consumo de energia aumentou de forma significativa, fato que tem gerado grandes problemas socioambientais. Isso porque a maioria das fontes utilizadas é de origem fóssil (carvão, gás natural, petróleo), e sua queima libera vários gases responsáveis pela poluição atmosférica, efeito estufa, contaminação dos recursos hídricos, entre outros fatores nocivos ao meio ambiente.
Introdução
Introduzimos no trabalho as, Fontes de Energias suas contribuições para o meio ambiente seus aspectos negativos, suas definições, suas formas de utilizações também introduzimos:
Carvão mineral.
Energia nuclear.
Energia Solar.
Energia Hidrelétrica.
Recursos energéticos fósseis. Carvão Mineral
O carvão mineral é um minério não metálico, de cor preta ou marrom, que apresenta grande potencial combustível. Uma vez queimado libera uma elevada quantidade de energia.
É