Fontes de Energias
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária à construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.
História
O uso da força das águas para gerar energia é bastante antigo e começou com a utilização das chamadas “noras”, ou rodas d’água do tipo horizontal, que através da ação direta de uma queda de água produz energia mecânica e são usadas desde o século I a.C.. A partir do século XVIII, com o surgimento de tecnologias como o motor, o dínamo, a lâmpada e a turbina hidráulica, foi possível converter a energia mecânica em eletricidade.
Mas o acionamento do primeiro sistema de conversão de hidroenergia em energia elétrica do mundo ocorreu somente em 1897 quando entrou em funcionamento a hidrelétrica de “Niágara Falls” (EUA) idealizada por Nikola Tesla com o apoio da Westinghouse.
Como é gerada a energia
As usinas hidrelétricas são formadas por cinco partes principais: reservatório, sistema de captação de água, casa de força, subestação elevadora e canal de fuga. O reservatório é formado pelo represamento das águas de um rio, por meio da construção de uma barragem. O vertedouro serve para controlar o nível de água do reservatório (quando chove muito, por exemplo), evitando transbordamentos. No sistema de captação de água, a mesma é conduzida sob grande pressão (conduto forçado) através de canais ou túneis até a casa de força, onde será gerada a energia. As casas de força são compostas por turbinas hidráulicas (formadas por pás montadas em torno de um eixo. A pressão da água gira as pás e provoca um movimento circular no eixo, acionando o gerador) e geradores elétricos (localizado acima das turbinas, é composto por um eletroímã fixo e um fio bobinado no rotor que gira com o eixo). Ao girar entre os pólos do eletroímã, os