fontes de energia
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
Fontes de energia
CAMPINA GRANDE, 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. FONTES DE ENERGIA 1
2.1 Energia Solar 1 2.2 Energia Eólica 2 2.3 Energia Química 3 2.4 Energia Hidrelétrica 4 2.5 Energia Hidromecânica 4 2.6 EnergiaTérmica 5 2.7 Energia Nuclear 6
3. CONCLUSÃO 7
4. REFERÊNCIAS 7
1. INTRODUÇÃO
A energia é tudo o que produz ou pode produzir acção, podendo por isso tomar as mais variadas formas: Energia mecânica, calorífica, gravítica, eléctrica, química, magnética, radiante, nuclear, etc. É tudo energias.
A energia não se cria nem se destrói apenas se transforma, da qual o homem pode aproveitar e extrair da natureza e sem a qual não consegue viver. Durante muito tempo só o ouro e as pedras preciosas eram considerados riqueza, hoje são os recursos energéticos que determinam a riqueza dos países, mas o consumo de energias foi tão devastador, que aumentará cerca de 46% até 2010 que levará á sua existência apenas algumas dezenas de anos. Presentemente 85% de energia gasta em todo o mundo provêm do petróleo e do carvão.
Tudo o que acontece à nossa volta é provocado pela energia. Olhamos por uma janela. Se for de dia, o sol dá-nos luz e calor; se for de noite, as lâmpadas usam a energia eléctrica para produzir luz. O carro que nos leva para a escola, para casa ou para o emprego é abastecido com gasolina, um derivado do petróleo. Os alimentos que comemos constituem energia que usamos para as nossas tarefas diárias. Como podemos ver a energia faz com que tudo aconteça.
2. FONTES DE ENERGIA
2.1 Energia Solar
Assim como a eólica e a do mar, a energia solar se caracteriza como inesgotável - e é considerada uma alternativa energética muito promissora para enfrentar os desafios da expansão da oferta de energia com menor impacto ambiental.
As aplicações práticas da