Fontes de Energia
Trabalho de Economia Brasileira
Energia no Brasil
Nomes: Carlos Eduardo Figueiredo Giovana Leoneti Moreira Queren Del Rios
Sumário
Sumário 2
1.Histórico 3
2.Fontes de Energia 5
2.1 Energia Hidroelétrica 5
2.2 Petróleo 6
2.3 Carvão 6
2.4 Biocombustíveis 6
2.5 Gás Natural 7
2.6 Energia Nuclear 7
3.Energias renováveis e não-renováveis 8
4.Tarifação 8
5.Tendência 8
1. Histórico
A primeira fonte de energia conhecida no Brasil (1534) foi à força das águas, conhecida como energia hidráulica, esta era utilizada para movimentar os enormes moinhos que amassavam a cana para a retirada do caldo.
Além da energia hidráulica, a energia mecânica obtida pela força dos animais foi fundamental para o desenvolvimento da atividade mineradora em meados do século XVII, quando a descoberta de metais preciosos na região de Minas Gerais mudou a economia nacional.
Naquela época, as principais fontes de energia luminosa eram as velas de cera e os candeeiros e lamparinas que queimavam diversos tipos de óleo animal (peixe, baleia, lobo marinho) e vegetal (mamona e coco). As velas de cera eram utilizadas para a iluminação das residências, estabelecimentos comerciais, igrejas e oratórios. Já o óleo de baleia era o combustível preferido para a iluminação das ruas das cidades. Depois da lenha, da água e da tração animal, o óleo de baleia foi o combustível mais importante do período colonial, mas outras fontes de energia também foram utilizadas, como a energia eólica para a navegação e a energia solar para secagem do açúcar, carnes, couros e fumo.
A madeira das árvores foi o principal recurso energético utilizado no Brasil até D. Pedro I proclamar a independência, em 1822. Nessa época, alguns países da Europa já estavam utilizando o gás e o vapor obtido com a queima do carvão mineral para movimentar suas fábricas e iluminar suas cidades. Essas novas fontes de energia