Fontes de Energia
CURSO DE FARMÁCIA
COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA INDUSTRIAL
PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA UTILIZADAS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
2013.1
FAINOR – FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
CURSO DE FARMÁCIA
COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA INDUSTRIAL
RHASLER RIBEIRO DE ALMEIDA
PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA UTILIZADAS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
Atividade Complementar apresentado à docente Luciana Bauer como requisito para a aprovação da I unidade do componente curricular Física Industrial–9º semestre do curso de farmácia, turno vespertino.
Orientadora: Profª Msc. Luciana Carolina Bauer
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
2013.1
1.0 INTRODUÇÃO As fontes de energia são de fundamental importância, em especial na atual sociedade capitalista. Essas substâncias, após serem submetidas a um processo de transformação, proporcionam energia para o homem cozinhar seus alimentos, aquecer e iluminar o ambiente. Contudo, foi com o advento das Revoluções Industriais, juntamente com a intensificação do processo de urbanização, que a utilização das fontes energéticas teve um aumento extraordinário. O atual modelo capitalista é altamente dependente de recursos energéticos para o funcionamento das máquinas industriais e agrícolas; os automóveis também necessitam de combustíveis para se deslocarem; e a urbanização aumentou a demanda de eletricidade.
Diante desse cenário, o consumo de energia aumentou de forma significativa, fato que tem gerado grandes problemas socioambientais. Isso porque a maioria das fontes utilizadas é de origem fóssil (carvão, gás natural, petróleo), e sua queima libera vários gases responsáveis pela poluição atmosférica, efeito estufa, contaminação dos recursos hídricos, entre outros fatores nocivos ao meio ambiente.
Outro aspecto negativo é que essas fontes não são renováveis, ou seja, elas se