Fontes de Energia
De
Energia
Introdução
As fontes de energia são de fundamental importância, em especial na atual sociedade capitalista. Essas substâncias, após serem submetidas a um processo de transformação, proporcionam energia para o homem cozinhar seus alimentos, aquecer e iluminar o ambiente, etc.
No planeta, são encontrados diversos tipos de fontes energéticas. O petróleo, gás natural, biogás, etanol e biodiesel são exemplos de fontes de energia, alguns sendo renováveis e outros não-renováveis.
Fontes de Energia
A Energia Química está presente nas ligações químicas. Existem ligações pobres e ricas em energia. A água é um exemplo de molécula com ligações pobres em energia. A glicose é uma substância com ligações ricas em energia.
Quais as energias envolvidas nos processos químicos?
- A energia térmica resultante da combustão.
- A energia elétrica resultante das reações de transferência de elétrons das pilhas.
Os sistemas que contêm energia armazenada e a podem transferir para outros sistemas designam se por “fontes de energia” sendo estas subdivididas em Energias Renováveis (inesgotáveis) e Energias Não-Renováveis.
Do ponto de vista ambiental, uma distinção importante que se faz entre os combustíveis é serem provenientes ou não de fontes renováveis. No caso dos derivados de petróleo e do álcool de cana, essa distinção se caracteriza pela diferença nas escalas de tempo de formação das fontes, período geológico no caso do petróleo e anual no da cana.
Recursos Renováveis
Principais exemplos de biocombustíveis:
Etanol
O etanol corresponde a um líquido transparente, com cheiro forte e sem cor, cuja característica principal é a capacidade de ser queimado, ou seja, é um líquido inflamável.
O etanol é mais conhecido por álcool etílico, e é produzido no Brasil, por fermentação a partir da cana de açúcar e nos Estados Unidos e México é utilizado o milho. O processo