FONTES DE ENERGIA TST
Usina hidrelétrica
Países que possuem rios com grandes desníveis, tem uma das mais econômicas soluções para gerar energia elétrica, a força das águas, construindo usinas hidrelétricas. As usinas possuem enormes turbinas, parecem cata-ventos gigantes, que rodam impulsionadas pela pressão da água de um rio represado. Ao girar as turbinas acionam geradores que produzirão energia.
Usina termoelétrica
Geralmente são usadas em países com poucos recursos hidrográficos, a energia é gerada a partir do calor resultante pela queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral, óleo, gás. Nessas usinas, as caldeiras consomem uma quantidade enorme dos recursos, essas caldeiras aquecem água, que será transformada em vapor, cuja força irá movimentar as pás de uma turbina, as pás irá movimentar um gerador.
Usina nuclear
Tem como finalidade produzir energia através de reações nucleares, essas usinas são construídas por um envoltório de contenção feito de ferro, concreto e aço, com finalidade de proteger o reator nuclear de emitir radiação para o meio ambiente.
Essas usinas funcionam a partir da fissão (separação) nuclear, controlada dentro dos reatores. A fissão gera calor que aquece a água e a transforma em vapor. Esse vapor, em alta pressão, gira a turbina, que, por sua vez, aciona o gerador criando eletricidade. Os melhores átomos para utilização nesse processo é o urânio e plutônio.
Energia eólica
Essa energia é abundante e renovável, funciona da seguinte maneira: o vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando várias turbinas de vento são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, claro, do regime de ventos na região em que está instalada. E a força dos ventos não é o único fator predominante nessa energia, além disso, eles precisam ser regulares e sem