Fontes de energa
Introdução - Fontes de energia
As fontes de energia podem ser divididas em dois grupos principais: permanentes (renováveis) e temporários (não renováveis). As fontes permanentes são aquelas que têm origem solar, no entanto, o conceito de renovação depende da escala temporal que é utilizado e os padrões de utilização dos recursos.
As fontes de energia não renováveis são: petróleo, carvão mineral, gás natural e energia nuclear.
As fontes de energia renováveis são: energia eólica, energia solar, energia das ondas, energia hidráulica, energia do hidrogênio, energia azul, biomassa, hidroeletricidade.
Energia renovável
Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam.
Como exemplos de energia renovável, podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra) e mareomotriz (das ondas de mares e oceanos).
Vantagens
Ao contrário dos combustíveis não-renováveis (como os de origem fóssil, por exemplo), as fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.
1. Energia solar
Ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.
2. Energia eólica
Gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.
3. Energia geotérmica Nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a