Fontes de Computador e Tipos de Manutenção
Serve exatamente para prevenir as partes lógica e física da maquina. Consiste na substituição de periféricos que podem vir a causar problemas, limpeza física e lógica do aparelho. Também são atualizados os softwares presentes na maquina para melhor execução ou, no caso de antivírus e anti-spywares, para mais efetiva proteção do SO e periféricos. É como se fosse uma inspeção rotineira do micro, devendo-se ser realizada de, no máximo, um em um ano.
MANUTENÇÃO CORRETIVA
É realizada para corrigir algum problema já existente. Sua finalidade é corrigir erros mais graves, geralmente não previstos na manutenção preventiva, e que exigem a correção que geralmente equivale a substituição do componente danificado, se tratando de hardware, ou da reinstalação do SO, se tratando do sistema.
TIPOS DE FONTE DE ALIMENTAÇÃO
FONTES LINEARES:
Utilizam um transformador para converter os 110V ou 220V da rede elétrica para, por exemplo, 12V. Esta tensão reduzida, que ainda é alternada, passa por um circuito de retificação, transformando-a de alternada em pulsante. Após, ela é filtrada por um capacitor eletrolítico que transforma a tensão pulsante em quase contínua. A tensão obtida continua pouco oscilante, portanto é necessário um estágio de regulação de tensão. Este estágio é feito por um diodo zener, normalmente com a ajuda de um transistor de potência, ou por um circuito integrado regulador de tensão.
Embora trabalhem bem para aplicações de baixa potência, como telefones sem fio, quando uma alta potência é requerida elas podem acabar sendo muito grandes para a tarefa, literalmente.
O tamanho do transformador e a capacitância do capacitor eletrolítico são inversamente proporcionais à frequência da tensão alternada na entrada da fonte: Quanto menor a frequência da tensão alternada maior o tamanho dos componentes e vice-versa.
Não seria viável a utilização desse tipo de fontes em computadores.
FONTES CHAVEADAS:
Em alta frequência a tensão de entrada