Fonte de alimentação
Como o sabemos, as fontes de alimentação constituem uma das etapas básicas dos equipamentos elétricos e/ou eletrônicos.
A função dessa etapa inicial é 'casar' a tensão elétrica fornecida pela rede domiciliar/industrial com as tensões adequadas às demais etapas do equipamento. É o caso, por exemplo, de dispormos de uma tensão de 117 VAC ou 220 VAC e necessitarmos de tensões de 6 VCC ou 12 VCC.
Uma fonte básica simples (ou linear, como dizem os mais teóricos) é, via de regra, constituída por 4 blocos, cada um com sua finalidade específica. Eis o diagrama de blocos: |
Bloco 1- Transformador - Altera os parâmetros 'tensão e corrente' de entrada AC para outro(s) valor(es) de 'tensão e corrente' de saída AC. Um dado valor de tensão de saída AC podem ser maior, igual ou menor que a tensão de entrada AC.
Bloco 2- Retificação - Retifica os pulsos de saída do transformador, produzindo uma nova saída polarizada, pulsante, CC.
Bloco 3- Filtragem - Filtra a tensão pulsante de saída do bloco retificador eliminando boa parte de sua pulsação.
Bloco 4- Regulagem - Regula eletronicamente a saída do bloco de filtragem de modo a se obter uma tensão contínua e constante. Esse bloco pode incluir uma proteção contra diversos 'aborrecimentos', como veremos ao final.
Transformador abaixador de tensão
Abaixo mostramos a simbologia, a curva característica e os parâmetros envolvidos num transformador abaixador de tensão: |
Parâmetros notáveis do transformador: Up= tensão no primário (entrada) ; Ip= corrente no primário (entrada) ; Np= número de espiras no primário Us= tensão no secundário (saída) ; Is= corrente no secundário (saída) ; Ns= número de espiras no secundário Pp= potência absorvida no primário (entrada) ; Ps= potência entregue pelo secundário (saída)
Relações:
Up/Us= Np/Ns ; Pp = Ps (caso ideal) ; Up.Ip= Us.Is
Efeito da retificação
Há vários modos de ligarmos diodos retificadores de modo a converter AC para CC.