FONTE DE ALIMENTAÇÃO DE COMPUTADORES
DE COMPUTADORES
DATA: 18 de fevereiro de 2014.
Computadores são equipamentos eletroeletrônicos, portanto utilizam a eletricidade e suas propriedades para o seu funcionamento. Os componentes internos de um computador são projetados para funcionarem com corrente contínua, devido a estabilidade de fluxo e outras características possíveis de se alcançar com o tratamento adequado desse tipo de corrente.
Figura 2.
Vista de um gabinete aberto e disposição da fiação, no seu interior
Figura 1
Vista de uma fonte de alimentação com a fiação e alguns conectores.
O nosso fornecimento de energia elétrica é feito em corrente alternada, não condizente com as necessidades para o funcionamento dos componentes de um computador (processador, memória, diversas placas, drivers, discos rígidos, e outros). A fonte de alimentação realiza a adequação e distribuição da energia elétrica para atender as necessidades do computador. Simplificadamente podemos dizer que uma fonte de alimentação (de computador), no nosso país, recebe os 110 ou 220 volts(V) das concessionárias de energia elétrica e adequa aos +3,3V., +5,0V., -5,0V., +12V. e -12V., disponibilizando estas por fiação e conectores próprios para a alimentação dos diversos componentes já mencionados.
Observação: antes de se ligar um computador (conectar na tomada – em casa ou outro ambiente), devese certificar-se na etiqueta da fonte (algumas vezes exposta na parte externa do próprio gabinete do computador) para que voltagem ela foi fabricada, e selecionar a voltagem adequada, conforme suas características.
Existem fontes fabricadas para o funcionamento em faixa específica de voltagem (sem um interruptor seletor), fontes para funcionamento em mais de uma voltagem (com chave seletora, que deve ser posicionada pelo usuário), e fontes que operam em uma faixa entre
100 e 240 volts (sem a necessidade de chave seletora), chamadas “automáticas”,