Fonte buck
Trabalho de Eletrônica de Potencia,
Centro de
Desenvolvimento Técnico - Cedtec.
SERRA
2012
FONTE BUCK
Fontes:
Basicamente, uma fonte de alimentação possui as seguintes etapas ou blocos:
1- Proteção (fusíveis)
2 - Transformador de força
3- Retificação
4 - Filtragem
5 - Regulação (controle)
A proteção e feita com fusíveis que interrompem o circuito durante a ocorrência de uma sobrecarga na fonte.
O transformador deve abaixar a tensão ou elevá-la, de acordo com o valor necessário do aparelho a ser alimentado, algumas fontes não possui transformador como e o caso da font Buck.
O retificador converte CA em CC pulsante.
O sistema de filtragem fornece uma CC constante a partir da CC pulsante.
O circuito de regulação tem a função de manter a tensão de saída num determinado valor. Ele deve compensar automaticamente qualquer alteração na tensão, a fim de manter a tensão de saída no valor necessário (regulado).
Fonte Buck
As fontes denominadas conversoras Buck são as mais utilizadas atualmente, devido as suas boas características (um conversor buck bem projetado pode ter mais de 95% de eficiência). Seu funcionamento baseia se no armazenamento da corrente pelo indutor e tem a tensão de saída dependente da amplitude e largura dos pulsos. No Buck a parte alternada da corrente circula pelo capacitor e a parte continua pelo resistor. Isto faz diminuir a ondulação de tensão. O capacitor em paralelo faz diminuir o Ripple. É muito importante que o valor do capacitor esteja muito bem dimensionado, pois uma pequena variação de valor pode provocar transiente de tensão e conseqüentemente acionar os circuitos de proteção, gerando problemas na fonte.
De fato, não só o capacitor mais os demais componentes de uma fonte devem estar bem dimensionados e operar com a menor faixa de tolerância, a fim de evitar problemas .