Fonoaudiologia
É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita. O fonoaudiólogo cuida das questões ligadas à comunicação oral e escrita. Ele trata de deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura. Pode atuar em parceria com fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psicólogos. Com dentistas, trata de males que podem causar ou agravar problemas ortodônticos, como vícios de mastigação e deglutição. Auxilia profissionais que utilizam a voz, como cantores e atores. Pode trabalhar em clínicas, consultórios, escolas, hospitais e emissoras de televisão. Para exercer a profissão é preciso registrar o diploma no Conselho Regional de Fonoaudiologia.
Mercado de Trabalho
Vários fatores contribuem para aquecer o mercado: o avanço das políticas públicas de saúde, a lei federal que obriga os convênios médicos a cobrir no mínimo seis sessões de fonoaudiologia por ano, o envelhecimento da população e os modernos recursos tecnológicos da Medicina. Outra área que ganha espaço é a de preparação da voz de profissionais que usam a voz, como atores, cantores e apresentadores de TV. Há oportunidades, principalmente, nos grandes centros urbanos.
Salário inicial: R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00 (fonte: profa. Carla Gentile Matas, da USP).
Curso
Das Ciências Biológicas e da Saúde, o aluno estuda anatomia, fisiologia, genética e patologias. Das Sociais e Humanas, psicologia, pedagogia e ética. Boa parte da formação, no entanto, é voltada para conteúdos específicos, como audição, e linguagem oral e escrita e fala. Estágio e monografa de conclusão de curso são obrigatórios.
Duração média: quatro anos.
O que você pode fazer
Audiologia
Diagnosticar e prevenir problemas de audição, realizando testes e elaborando programas de redução de barulho. Selecionar e adaptar aparelhos para correção de problemas auditivos.
Linguagem