Fonetica
A fala foi produzida por uma atendente de padaria, com razoável escolarização, residente na cidade de Unaí-MG. Morou 17 anos na zona rural e mora na cidade há 5 anos. Ela tem 22 anos .
Contínuo de urbanização: Em relação ao contínuo de urbanização, a moça está inserida no rurbano, pois já morou algum tempo na zona rural, e faz 5 anos que mora na zona urbana. Com isso algumas palavras da fala dela ainda tem traços típicos do falar mineiro e rural.
Contínuo de oralidade/letramento: Quanto a esse contínuo ,a entrevista será situada no polo da oralidade, uma vez que não teve nenhuma mediação por meio da escrita ou qualquer outro meio formal.
Contínuo de monitoramento estilística: Não acontece monitoramento na fala dela, pois a entrevistada estava totalmente a vontade, e em nenhum momento demostrou que estava tentando alterar seu modo de falar pelo fato de está sendo gravada.
--------------------------o--------------------------------------------------------
+rural +urbano
-----------------o------------------------------------------------------------------
+oralidade +letramento
------------------o----------------------------------------------------------------
-monitorado +monitorado
TRAÇOS DESCONTÍNUOS A fala da moça apresentou vários traços descontínuos como:
O uso do ‘’ meia’’( medida de quantidade) com o sentido do adjetivo ‘’meio’’. Ex: ‘’Minha vida foi meia difícil’’.
A concordância: usa o determinantes no plural, mas mantém os verbos e os complementos no singular . Ex: ‘’Trabaiava nus final de semana’’ / ‘’Meus tiu sempre mim apoiô’’/ ‘’Meus colega tinha/ ‘’us pontos mar marcanti’’.
Concordância do numeral com o substantivo. Ex: ‘’Ganhava deiz real’’ / ‘’ Ganhava cincu real’’.
A junção de uma palavra com a outra