Fonetica
O texto em questão nos permite ter conhecimento do papel da pronúncia nos métodos e abordagens para que em sala de aula haja um aprendizado significativo da língua materna no que diz respeito a compreensão oral. Os materiais didáticos nem sempre apresentam em seus conteúdos maneiras do se ensinar a pronúncia,pois é fundamental que antes de aprender a escrever ,o aluno passe por exercícios fonéticos de produção e reconhecimento dos sons da língua em estudo.
O IPA(international phonetic alphabet) é resultado do estabelecimento da fonética como uma ciência dedicada a escrever e analisar os sistemas de sons da língua. Os foneticistas envolvidos nesta organização influenciaram o ensino da língua defendendo que a forma falada de uma língua deveria ser ensinada primeiramente e que a fonética deveria ser aplicada ao ensino de línguas.
Para o professor,em sala de aula julga-se relevante definir e reconhecer os conceitos de fonética e fonologia e entender a importancia de se aprender a fonética ao estudar uma língua,visto que muitos equívocos de dificuldade de aprendizagem dar-se ao fato de pensarmos na palavra como ela é escrita e não como ela é dita ou percebida pelo aluno.
Ao estudar fonética o aluno vai perceber que a maneira como ele acredita que seja o som de uma palavra pode não corresponder ao seu som verdadeiramente.Isso acontece porque os alunos estão bastante ligados a escrita,e segundo porque geralmente,sua noção do que seja os sons das palavras é equivocada.
Sanar estes equívocos é papel do professor em sala de aula.Ensinar uma pronúncia