Fon de Alimentação Monofásica

1384 palavras 6 páginas
Introdução

Um retificador é um circuito que converte uma fonte de tensão de entrada em corrente alternada (CA) em uma fonte de tensão em corrente contínua (CC) para alimentar cargas CC como por exemplo baterias, motores de corrente contínua, etc.
Os retificadores com diodos fornecem apenas uma tensão de saída fixa. Para se obter tensões de saída variáveis são utilizados tiristores, como por exemplo SCRs, com controle de fase. A tensão de saída é, então, controlada variando-se o ângulo de disparo dos tiristores. Também existem outros métodos de controle do disparos dos tiristores que dependendo da aplicação pode ser conveniente.
Dependendo da frequência de operação o potencial dos dispositivos de potência é limitado e dependendo da exigência da aplicação pode ser inviável sua implementação até que novos materiais e tecnologias sejam descobertos.

Figura 1: Aplicações dos Dispositivos de Potência (RASHID)

Para circuitos de retificadores com diodos onde a carga é puramente resistiva o fator de potência (F.P.) pode ser da ordem de 0,9. Porém para cargas reativas, como por exemplo fontes de alimentação de computadores, esse valor é bem menor. Isso eleva o conteúdo harmônico jogado na rede e pode comprometer o bom funcionamento e a vida útil dos equipamentos conectados a essa rede. Por isso, as fontes de alimentação monofásica com correção do fator de potência são tão importantes e amplamente utilizadas hoje em dia.

Objetivos

Os objetivos deste experimento visa compreender o funcionamento de uma fonte de alimentação monofásica com correção do fator de potência da fabricante STMicroeletronics (modelo EVL6562A-TM-80W) através de medições de tensão e corrente utilizando-se uma carga puramente resistiva. Para um melhor entendimento são observadas as curvas de tensão e corrente obtidas por um osciloscópio digital e datasheets dos CIs que compõem a placa.

Desenvolvimento

Antes de se realizar o experimento é muito importante conhecer algumas

Relacionados

  • FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM TENSÃO PRIMÁRIA DE DISTRIBUIÇÃO
    26061 palavras | 105 páginas