fomos mausalunos

1955 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RODÔNIA – UNIR
CAMPOS DE ROLIM DE MOURA
CURSO PEDAGOGIA
SOCIOLOGIA

Fatores sociais no ambiente escolar

Por: - Paula Patrícia Nascimento de Oliveira Souza

Trabalho apresentado como requisito avaliativo parcial da Disciplina de Sociologia, sob orientação da Profª. Drª. Flavine de Assis Miranda.

Rolim de Moura (RO)
Abril de 2013

Fatores sociais no ambiente escolar

Os seres humanos não conseguem viver isoladamente, no decorrer da vida desenvolvem uma serie de habilidades para se relacionar com o mundo em sua volta. Assim, formam o seu jeito de ser, desenvolvendo-se intelectualmente e aprendendo a viver com outras pessoas, das quais necessitam para concretizar seus projetos. Dentre os textos o autor aborda vários tipos de relações sociais a primeira relação é o status social que é a posição ocupada pelo indivíduo no grupo social. Os principais tipos de status são os atribuídos que é aquele que não pode ser escolhido pelo indivíduo, e não depende de si próprio. O outro tipo de status é o adquirido é aquele que depende das qualidades pessoais do indivíduo, da sua capacidade e habilidade. O status determina o papel social do indivíduo que representa o comportamento associado a determinadas relações sociais, ou seja, o status e o papel social são inseparáveis, não há status que não corresponda a um papel e vive-versa. Há também as normas sociais que são regras de conduta de uma sociedade, que controlam e orientam o comportamento das pessoas.
Outro fator abordado no texto é a interação e ação sociais. A interação social é um processo básico cuja fase inicial se efetua através do contato social. E a ação social é quando duas ou mais pessoas orientam sua ações para obter uma meta. A interação e a ação sociais estão tão próximas que geralmente são confundidas, tornando-se complexa sua discriminação, ou seja, podemos dizer que a interação social é a relação de ações sociais. As interações podem

Relacionados