fome no brasil
“As doenças relacionadas ao trabalho devem-se as condições de exercício da função. Os trabalhadores, por realizarem suas atividades ao ar livre, ficam expostos ao calor, ao frio, à chuva e, ainda, às variações bruscas de temperatura. Durante o processo de trabalho, o compactador de lixo é acionado freqüentemente, ocasionando ruído que se soma aos ruídos produzidos no trânsito e nas ruas. Sem contar o momento em que há o recolhimento do lixo, os coletores chegam percorrer muitos quilômetros a pé”, disse.
Riscos
Os profissionais estão expostos a fatores de riscos físicos, químicos, mecânicos, ergonômicos, biológicos e sociais. Entre estes riscos observados destacam-se: atropelamento, queda grave, cortes, ferimentos, esforço excessivo, ruído, gases tóxicos (monóxido de carbono), contato com agentes biológicos patogênicos e falta de treinamento para o serviço, conscientizando o coletor de lixo sobre os riscos aos quais fica sujeito durante a realização de suas tarefas.
há o reconhecimento da sociedade do importante papel social e de relevância pública exercido pelos profissionais da coleta de lixo urbano. No entanto, essa compreensão, muitas vezes, não se materializa em reconhecimento desses profissionais
Dispõe sobre as condições de vida e de trabalho dos profissionais da limpeza urbana do e dá outras providências.
Art.1º - Ficam as empresas que executam serviços de limpeza urbana no Distrito Federal obrigadas a garantir aos trabalhadores e trabalhadoras do setor, condições adequadas para exercício de suas funções.
Parágrafo Único: Entende-se por limpeza urbana, toda atividade destinada a realizar a coleta, a cata, a separação e a reciclagem dos resíduos sólidos, de origem urbana, industrial e hospitalar.
Art 2º. As condições adequadas de que trata o caput do Art. 1º compreenderá:
I – instalação de micropontos de apoio aos profissionais, com espaço para refeições, troca de roupa e sanitários;
II –