Folha De Quimica Digitado
O que se pretende com essa aula é dar ao aluno a oportunidade de reconhecer os fatores que determinam a velocidade de uma reação química visando decisões que podem ser tomadas para o caso de se querer acelerar reações no sentido de se obter produtos no menor tempo possível ( diminuição de custos) ou retardar reações como no caso dos alimentos, para evitar a sua decomposição. Introdução Cinética química: é o estudo das velocidades e mecanismos das reações químicas. a velocidade de uma reação é a medida da rapidez com que se formam os produtos e se consomem os reagentes. o mecanismo de uma reação consiste na descrição detalhada da seqüência de etapas individuais que conduzem os reagentes aos produtos. A equação simplificada para uma reação não exibe etapas, mostrando apenas a modificação global, resultado final de todas as etapas que participam dos mecanismos, Em geral, a velocidade de uma reação é determinada: (1) pelas propriedades dos reagentes, (2) pelas concentrações dos reagentes e (3) pela temperatura.
A velocidade pode ser influenciada, ainda:(4) pelas concentrações de outras substâncias que não são os reagentes e (5) pelas áreas da superfície em contato com os reagentes. A velocidade de reação mede quão rapidamente um reagente é consumido ou produto é formado, durante a reação. para ver como as velocidades de reação podem ser descritas quantitativamente considere a reação hipotética, homogênea
A+B -> C+D
(1) Mais útil que a velocidade média, é a medida da velocidade em determinado instante, a velocidade instantânea. a velocidade instantânea de uma reação é a inclinação reta tangente à curva concentração-tempo no ponto desejado.
-d[A]/dt = tangente a cada ponto (2) Onde d[A] é a taxa de variação de concentração com o tempo (acima expressado por dt).
A maioria das reações não ocorre em uma única etapa como descrita pela equação simplificada, mais em uma série de etapas. Às vezes essas etapas se ordenam em uma seqüência simples, enquanto