Folder. Vinícius de Moraes
Origem e Formação:
Nasce no dia 19 de outubro, na Rua Lopes Quintas nº114, no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Mudou-se com a família para o bairro de Botafogo em 1916, onde iniciou os seus estudos na Escola Primária Afrânio Peixoto. Desde então, já demonstrava interesse em escrever poesias. Em 1924 ingressa no Colégio Santo Inácio, de padres jesuítas, onde passou a cantar no coral e começou a montar pequenas peças de teatro. Três anos mais tarde, tornou-se amigo dos irmãos Haroldo e Paulo Tapajós, com quem começou a fazer suas primeiras composições e a se apresentar em festas de amigos.
Carreira artística:
Vinicius publicou seu primeiro livro de poemas, O Caminho para a Distância, em 1933, e lançou outros livros de poemas nessa década. Ainda na década de 1930 Vinicius de Moraes estabeleceu amizade com os poetas Manuel Bandeira, Mário de Andradee Oswald de Andrade. Na década de 1940 suas obras literárias foram marcadas por versos em linguagem mais simples, sensual e exitante, por vezes, carregados de temas sociais.
Segunda Geração Modernista:
Poeta espiritualista, desenvolve uma poesia intimista e reflexiva, de profunda sensibilidade feminina, reforça a tendência de sua geração. Contudo, a sua obra trilha caminhos próprios, caminha cada vez mais para uma percepção material da vida, do amor e da mulher.. Partindo de uma poesia religiosa e idealizante, chega a ser um dos poetas mais sensuais de nossa literatura.
Bossa Nova:
Do encontro entre Vinícius e Tom Jobim nasceria uma das mais fecundas parcerias da música brasileira, que a marcaria definitivamente. Juntos eles compuseram:
- Lamento no Morro
- Se Todos Fossem Iguais a Você
- Um Nome de Mulher
- Mulher Sempre Mulher
- Eu e Você
- A Felicidade
- Chega de Saudade
- Eu sei que vou te amar
- Garota de Ipanema
Entre outras canções.
Principais Obras:
* O Caminho para a