folder quimica
Outro fator interessante é que o próprio ser humano elimina por meio da transpiração substâncias orgânicas que são decompostas por bactérias da nossa pele em compostos de odor desagradável. Visto que o metabolismo varia de pessoa para pessoa, esses compostos excretados apresentam pequenas alterações, porém costumam ser ácidos carboxílicos de baixa massa molar.
Curiosidade: você já observou como cada pessoa possui um cheiro característico? Esse odor é devido ao ácido carboxílico presente em nosso organismo, pessoas diferentes apresentam pequenas variações em seu metabolismo, secretando diferentes ácidos carboxílicos de baixa massa molecular.Visto que os cães costumam ter o faro bem apurado, eles conseguem identificar as pessoas e seus pertences por meio do cheiro que cada um apresenta, ou seja, através dos ácidos carboxílicos que cada um produz.
Os ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional
(─ COOH), chamado de carboxila:
O ácido etanóico é um líquido incolor à temperatura ambiente, também é conhecido como ácido acético. Possui sabor azedo e cheiro irritante característicos de seu derivado, o vinagre, de onde foi isolado pela primeira vez.
Já o ácido metanóico é um líquido incolor de cheiro irritante, que ao ser injetado nos tecidos, provoca dor, é denominado também como ácido fórmico, esse nome provém de seu histórico: o ácido foi extraído a partir da maceração de formigas. Daí o porquê da irritação causada na pele ao ser injetado, é a mesma da picada de formigas.
O ácido benzóico é um sólido branco, solúvel em água, cristalino. Sua utilização pode ser na