Folder - Música Renascentista
Ricercar significa procurar, descobrir em Italiano, é outro tipo de peça que tomou o estilo da música vocal com possibilidades de tratar ideias melódicas usando amplamente a imitação, em estilo semelhante ao moteto.
Tocata é genuinamente instrumental em estilo para órgão ou cravo. Uma forma de música que exige bastante habilidade com os dedos. Na Inglaterra certas músicas eram próprias para serem tanto tocadas como cantadas.
VARIAÇÕES E O BAIXO ORTINATO
Melodia repetida continuamente no baixo, com elementos musicais variando na parte de cima. Havia variações sobre melodias populares como “Greensleves” ou “Sellenger’s Round” que são baseadas em um ostinado.
A FANTASIA E “IN NOMINE”
Tratava-se de peças marcadamente “In nomine” contrapontísticas. Uma forma especial de fantasia era “In nomine”, peça de Cantus Firmus construído em torno do cantochão.
Música Renascentista
Curso: Dança Período: 02
Turno: Vespertino AP2
Elaine Cristina
Estefani Borges
Gabriele Anita
Julyanna Batista
Luane Campos
Luana Moreira
Suelen Siqueira
Manaus – Am
Período de 1.450 á 1.600
A história da Renascença caracteriza-se na História da Europa Ocidental. Foi uma idade de grandes exploradores. No renascimento o homem começou a se questionar mais de seus sentimentos e suas emoções. Foi aí que eles começaram a ter um forte interesse na música profana. Uma das diferenças da música Medieval pro Renascentista é a tessitura. O elemento-chave nesse tipo de tessitura é chamado imitação.
Na Renascença os compositores que assumiram a vanguarda do pensamento musical eram quase todos dos países baixos, anos depois Itália e Inglaterra se tornaram os centros musicais mais importantes da Europa.
JOSQUIN DES