Folder Mulher
Colégio Estadual de Vila de Abrantes
Alunos: Ariel, Christopher, Edson, Gabriella, Isislane, Thaylana e Yuri
Série: 2º B – Vespertino
Disciplina: Sociologia
Profª: Janeide
Inversão dos Papéis
Há algumas décadas atrás, as funções de homens e mulheres na sociedade eram bem determinadas. Ao homem cabia o papel de sustentar a casa e a família. Às mulheres, os serviços domésticos. Com a inserção cada vez maior da mulher no mercado de trabalho, fato este explicado pela combinação de fatores econômicos, culturais e sociais, os homens viram-se obrigados a rever sua participação social.
O tradicional arranjo familiar, que o homem era considerado como o chefe e o maior responsável financeiro passa a ser substituída por situações que a mulher se torna a referência do lar. Elas possuem mais anos de estudo, se dividem entre o trabalho e os cuidados domésticos, em alguns casos ganham menos e trabalham mais.
Taxa de desemprego diminui mais entre as mulheres
Entre 2012 e 2013, a taxa de desemprego total decresceu mais para as mulheres (de 12,5% para 11,7%) do que para os homens (de 9,4% para 9,2%). No caso das mulheres esta é a menor taxa de desemprego total da última década.
Apesar do decréscimo maior da taxa de desemprego feminina, o tempo médio de procura por um novo trabalho cresceu em duas semanas para as mulheres (passando para 29 semanas) e diminuiu em uma para os homens (25 semanas).
Uma análise no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas