folder colesterol
Existem duas formas mais comum de colesterol: LDL, ou mau colesterol, e HDL, ou bom colesterol.
LDL
Este tipo de colesterol estar diretamente relacionado as doenças cardíacas, pois é responsável por promover o depósito da gordura nas paredes das artérias provocando o seu entupimento. Quanto maior o valor do LDL no sangue, maior o risco de doenças cardiovasculares.
HDL
O HDL fornece proteção contra a arteriosclerose que é o espessamento e endurecimento da parede arterial, e se o seu nível estiver baixo no sangue, aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Quais as taxas normais de colesterol no sangue?
Os níveis de LDL acima de 160 mg/dl são considerados elevados e prejudiciais a saúde para qualquer pessoa. Indivíduos com outros fatores de risco devem ter níveis de LDL menor que 130 mg/dl e pessoas com doença já estabelecida, LDL menor que 100 mg/dl.
Sintomas
O colesterol alto não apresenta sintomas até que ocorra a obstrução de uma ou mais artérias.
Para evitar que isso ocorra, os primeiros exames precisam ser feitos desde cedo (a partir dos 20 anos), especialmente em indivíduos com histórico familiar. Os testes devem ser repetidos, pelo menos, a cada cinco anos. E para as pessoas que já tem o colesterol elevado ou para aquelas que são diabéticas, fumantes e hipertensas é necessário fazer exames pelo menos uma vez por ano.
O que afeta os níveis de colesterol?
Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como a hereditariedade, obesidade e atividade física reduzida. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta rica em colesterol, em gordura saturada e gorduras trans.
Alimentos ricos em colesterol (DEVEM SER EVITADOS):
Bacon;
Chantilly;
Ovas de