Folclóre Tukano
O Rio Uaupés ou Cairi (Vaupés em território colombiano) possui aproximadamente 1400 Km de extensão. Em território brasileiro, tem sua foz no Rio Negro e desembocadura no Rio Papuri. Na extensão brasileira do rio, ele percorre cerca 350 Km. A partir do Rio Papuri até a foz do Rio Querari, está constituída uma área de fronteira entre Brasil e Colômbia. Daí para frente, até as suas cabeceiras, o Uaupés está situado em território Colombiano percorrendo 845 Km.
Pelo pesquisador H. Rice (1910) foram contadas 30 cachoeiras maiores e 60 menores no percurso inteiro do rio. Em sua extensão, é constatada a recepção de águas de grandes rios, como o Tiquié, o Papuri, o Querari e o Cuduiari.
Os seus principais núcleos de povoamento são Iaraueté, que é sede de um distrito em São Gabriel e a cidade de Mitu, que é a capital do departamento colombiano do “Vaupés”.
O Uaupés abriga 17 etnias indígenas, sendo 14 em território brasileiro. Entre essas numerosas etnias, destaca-se, em termos de população, a etnia dos Tukano (Ye’pâ-masa ou Daséa, como se autodenominam.
Considerações iniciais sobre os Tukano:
Das 17 etnias que ocupam o Uaupés (Arapaso, Bará, Barasana, Desana, Karapanã, Kubeo, Makuna, Mirity-tapuya, Pira-tapuya, Siriano, Tariana, Tukano, Tuyuca, Kotiria, Tatuyo, Taiwano, Yuruti), apenas os Tariana não tem linguagem oriunda da Familia Tukano, sendo originária da Aruak. O restante das etnias de mesma língua participa de uma grande rede de relacionamento, incluindo trocas, casamentos, rituais e comércio e que por questões geográficas e de ocupação acaba por incluir nessa ampla rede as populações de Aruak e Maku.
O total populacional dessas 17 etnias é de estimados 11.130 no Brasil e 18.705 na Colômbia.
Sobre a importância da língua Tukano para as etnias situadas no Uaupés:
A língua Tukano e a família de linguagem Tukano Oriental concentra cerca de 16 línguas. Dentre todas estas, a língua Tukano propriamente dita é a que possui