Folclore
Um olhar sobre São Cristóvão
Aracaju
2009
RELATÓRIO
Este Relatório tem como foco abordar sobre a cultura do município de São Cristóvão. Para sua realização, foi feita uma pesquisa integral, que abordou desde conteúdos em sites sobre o município ao contato direto com os realizadores da cultura de lá. A cultura local é muito rica por causa da herança dos povos ibéricos e indígenas que já viviam lá. Podemos citar, também, os escravos negros que, vindos da África, trouxeram consigo muitos aspectos culturais da sua terra. Depois de séculos convivendo com povos tão diferentes, os sancristovenses “misturaram” essas culturas e delas surgiu uma vasta e rica diversidade cultural. A cultura em São Cristóvão ainda se difere de cristã para pagã. Onde festas religiosas e festas que contam a história da cidade se mesclam e mostram que as duas trazem muito uma da outra. A única diferença entre elas está no que promovem, como por exemplo, a adoração de santos (cristã) e as brincadeiras com músicas e requebrados (pagã). A Cultura abrange: Folclore, Religião e Comidas típicas, dos quais serão citados a seguir.
1. Folclore É um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração a geração. Todos os povos possuem tradições, crendices e superstições, transmitidas através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades que nasceram e se desenvolvem com o próprio povo. São sete as manifestações folclóricas em São Cristóvão. Neste relatório serão citadas as principais, que caracterizam muito o município.
Bacamarteiros
Bacamarteiros de São Cristóvão era o mais antigo e representativo do Estado, até a morte do mestre Raimundo em 2008. Trajando fardamento azul o batalhão impõe marcha célere e ritmada garantida pelo bumbo, caixa, ganzá e cuíca. A expressão traz como tema