FOLCLORE
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes.Visuais 2º ano do Centro Universitário Claretiano - CEUCLAR para a disciplina de Folclore e suas tradições sob a orientação da Professora: Newton Gomes Ferreira.
CAMPINAS / SÃO PAULO
2014
SIGNIFICADO DE ALGUMAS BONECAS TÍPICAS DO FOLCLORE NORDESTINO:
Mamulengo: Fica na região Nordeste sendo mais específico no Estado de Pernambuco no século XVI, ele são fantoches e foram inspiradas no catolicismo alegórico da Idade Média, suas peças são improvisadas, representando uma resposta à reação dos expectadores. O mamulengo é típico de festas populares e também fazem a festa com as suas peças ligeiras, vivas e irônicas.
Calunga: É uma boneca sagrada do Candomblé de Pernambuco que simboliza uma rainha já morta, por isso ela é figura central dos cortejos de Maracatu (manifestação cultural do folclore em Pernambuco). Foi trazida da Angola pelos escravos.
Taieiras: Original de do Estado de Sergipe, é representado por um grupo de mulheres vestidas de baiana que acompanhava as festas de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Lagarto-SE, Depois os pesquisadores chegaram à conclusão que as taieiras também faziam parte das festas típicas de Alagoas por representarem as baianas as crioulas, na verdade elas são uma mistura de baianas, pastoril e reisado e em Alagoas elas tinham a missão de ir até a Igreja Matriz para salvar o santo no altar de São Benedito (patrono das taieiras alagoanas)
Baseado em alguns sites no qual visitei inclusive reportagens a respeito deste tema montei uma bonequinha bem básica que realmente lembra muito a infância de muitas meninas, hoje já senhoras, achei este trabalho muito significativo e acho que na condição de professora pude perceber como foi interessante, já estou lecionando e duas de minhas turmas são do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), fazer este trabalho em sala de aula será bem