folclore paranaense
Buscando manter as tradições dos primeiros habitantes do Paraná, grupos folclóricos apresentam-se com as danças e trajes típicos dos países de origem de seus antepassados. Outros realizam festas e dançam o Pau-de-fitas, a Balainha ou o Fandango, danças tipicamente paranaenses. O Estado possui mais de 160 festas realizadas periodicamente em diversas cidades. A maioria dessas caracteriza-se pela finalidade de homenagear padroeiros e padroeiras, determinadas etnias, épocas do ano, produtos ou pratos típicos, além dos eventos tradicionais.
LENDAS
As lendas e contos populares apresentam como principal característica a oralidade, ou seja, as narrações realizadas durante uma conversa, buscando, na maioria das vezes, explicar um fenômeno inexplicável para a população carente de informações. Para desastres naturais, surgimento de doenças ou infestações em plantações, o povo recorre a sua fértil imaginação para criar as lendas que relatam maldições, assombrações e manifestações de santos como resposta ao que aconteceu.
No Paraná, essas lendas tiveram início com os diversos povos que formaram o Estado. São comuns as lendas e contos de origem indígena, relacionadas aos escravos,
padres