Folclore Dia 22 de Agosto
O folclore representa o valor de uma nação e diferenças, onde está presente em todos os dias ao nosso redor, sendo baseadas em um conjunto de mitos e lendas, muitas delas criada por imaginação de pessoas antigas de regiões do interior, sendo assim as ledas e mitos foram se dando origem em festa populares que ocorrem pelo pais todo. A lendas foram transmitida oralmente pelos tempos antigos, uma verdadeira mistura de historia reais e fantasias, onde havia mistérios ou historias sobrenaturais, já o mitos são narração que possuem um componente simbólico. Como os povos de antigamente não conseguiam fazer explicações científicas sobre o fenômeno da natureza, eles criavam mitos com esse intuito: valorização do mundo, perigos e suas necessidades. Uma mistura de fatos reais e fantasia para mostrar a realidade da vida. O folclore na Educação infantil, nada mais é do que ampliar o conhecimento de diferenças culturas Brasileiras, onde os alunos conheceram historias e canções antigas sobre lendas passadas em geração para geração. Fazendo analise e compreensão dessas diferenças culturais do nosso pais.
Alguns dos personagens e lendas Folclóricas:
Boto:
Era um homem jovem muito bonito e charmoso, onde passava encantavas a mulheres em festas e bailes, depois dessa conquista levava as jovens para beira de um rio a as engravidava, e antes de amanhecer o dia ele mergulhava nos rios para que se pudesse se transformar em um boto. Na lenda este foi surgido na região amazônica.
Curupira:
Era um anão de cabelos compridos e avermelhados com os pés virados para trás. Sendo ele um grande protetor das matas e dos animais. Ele andava pelas matas e perseguia aqueles que desrespeitassem a natureza, Diz à lenda que aqueles que desapareciam do meio dos habitantes do interior era obra do curupira.
Mula-sem-cabeça:
Era uma mulher que teve um romance com um padre da região, com isso ela recebeu um