Folclore Brasileiro
O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. Apenas alguns exemplos:
Festas populares: Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas, Festa do Divino;
Lendas e Mitos: Saci-Pererê, Negrinho do pastoreio, Mula sem cabeça, Lobisomem, Curupira, Bicho-papão, Boitatá;
Música e Dança: Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau-de-fita, Quadrilha
Cantigas de roda: Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu.
No Brasil, o Dia do Folclore é celebrado no dia 22 de Agosto.
Simpatias e Superstições
As simpatias folclóricas e superstições são crendices criadas pelo povo. Muitas pessoas acreditam nelas e as seguem como forma de evitar algo ruim em suas vidas ou até mesmo para atrair e realizar coisas boas. Não possuem nenhuma base científica, porém são interessantes exemplos da cultura popular e do folclore brasileiro. São mais comuns nas regiões rurais do que nos grandes centros urbanos. Nas simpatias a pessoa deve realizar alguma coisa para obter ou afastar algo. Já as superstições ficam apenas no campo da crendice, sem necessidade de realização de algo prático.
Exemplos de simpatias:
Para afastar os maus espíritos, deve-se colocar sal numa panela e esquentar no fogo. Para nos livrarmos dos maus olhados, devemos espalhar sal grosso pelos cantos da casa. Para fazer um bebê parar de soluçar, basta colar em sua testa um pedaço de linha enrolado e molhado. Para parar de soluçar (esta serve para crianças e adultos), devemos tomar três goles de água.
Para a mulher casar rápido, ela deve pegar três fios do seu cabelo e colocar debaixo do véu de uma amiga que está se casando, sem que esta perceba.
Para ter sucesso na agricultura, deve-se plantar alho numa sexta-feira santa.
Para que uma amiga não fique solteira a vida toda, deve-se cumprimentar ela sempre com três beijos no rosto toda vez que a encontrar.
Para fazer uma verruga sumir,