Fogo que n o queima
Materiais
Recipiente de vidro ou porcelana;
Pinça de metal ou arame;
50 ml de álcool isopropílico (isopropanol) ou etanol;
50 ml de água destilada;
Uma tira de tecido (100% algodão);
Linha de costura (100% algodão);
Notas em dinheiro.
Procedimentos
1. A um recipiente de tamanho apropriado, adicione 50 ml de água destilada e 50 ml de álcool isopropílico. Agite para misturar.
2. Faça uma bolinha com a tira de tecido, costure;
3. Segure a bolinha de tecido com a pinça ou prenda-a a um pedaço de arame suficientemente longo.
4. Embeba todo o tecido com a solução. Eventuais áreas que não absorverem o líquido, serão queimadas durante a combustão do álcool.
5. Deixe escorrer o excesso e ateie fogo ao tecido.
6. Com as notas de dinheiro, é feito o mesmo processo.
Reação
A reação de combustão do álcool isopropílico é:
2 C3H8O + 9 O2 → 6 CO2 + 8 H2O ΔH = - 1987 kJ/mol A proporção igual entre álcool isopropílico e água, garante que esta última absorva o calor liberado pela combustão do álcool, independentemente do valor de sua entalpia. Essa absorção mantém-se do início ao final da reação, não havendo, portanto, calor suficiente para a combustão do tecido ou nota. As quantidades dos reagente podem ser variadas, desde que mantenha-se sempre a mesma proporção de 1:1.
Cuidados
Tome cuidado ao lidar com o álcool isopropílico. Como álcool, ele é altamente inflamável e muito volátil. Por ser também um tanto tóxico, o contato e a inalação prolongada de seus vapores podem causar danos ao organismo. Recomenda-se a leitura da FISPQ do produto antes de usá-lo.
Interação
O público poderá interagir com o experimento, por meio de uma brincadeira, será pedido uma nota de qualquer valor a eles, antes do experimento começar, e sem que eles percebam será feito trocado por uma nota preparada por nós para o experimento, então, assim que o experimento acabar, será devolvido a nota dele que foi pega no inicio.