foei gras
FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS – FUNORTE
CURSO DE GASTRONOMIA
COZINHA CLÁSSICA ITALIANA
NILBERTO GONÇALVES BORGES
Márcia Batista de Paula
MONTES CLAROS – MG
OUTUBRO/2014
NILBERTO GONÇALVES BORGES
Márcia Batista de Paula
COZINHA CLÁSSICA ITALIANA
MONTES CLAROS – MG
OUTUBRO/2014
Prosciutto DE PARMA
Origem e História
Italianos e espanhóis reivindicam a criação do presunto pouco antes da era Cristã. Mas enquanto os latinos não se entendem, encontram-se na Turquia, evidências desde 7.000 a.C. que o pernil já era salgado como forma de conservação para consumo posterior, que veio a ser a base do presunto cru atual.
O termo “Presunto”, com origem no verbo “perseco” do latim, significa “dessecado” e refere-se, portanto, ao Presunto Cru.
O Presunto Cru é fabricado a frio (sem cozimento), sendo salgado e “curado” sob temperaturas baixas e controladas, por um período que vai de 10 a 30 meses.
O legítimo Prosciutto di Parma é produzido com os mesmos métodos artesanais de há mais de 2.000 anos e não recebe conservantes nem aditivos químicos.
O processo de cura é pelo menos de doze meses – normalmente 24 meses- período no qual o presunto fica em ambientes ventilados. O segredo e a magia do sabor vem dos suínos, criados exclusivamente na Itália, e do o aroma dos bosques da região.
Prosciutto é o nome italiano que designa um tipo de presunto curado a seco, envelhecido e temperado, costumeiramente fatiado e servido sem cozimento.
Na Itália, país de sua origem, é vital a distinção entre prosciutto crudo ("presunto cru") e prosciutto cotto (presunto cozido", mais similar ao presunto dos países lusófonos).
A palavra "prosciutto" deriva do latim perexsuctum, que significa "completamente enxugado ou seco".
Aspectos