foco no cliente
Proporcionar um bom atendimento vai muito além do que um simples atendimento. Estamos falando de encantar cada cliente e para isso, temos que ter bem claro o que é um bom atendimento.
Você já parou para se perguntar quem são seus clientes? Se não, pare e se pergunte, porque para o cliente a empresa é você. O cliente não faz esta separação, ele não conhece a empresa como um todo e não sabe da política, das normas e regras que você tem a cumprir.
O cliente está ali para ser ajudado diante de suas necessidades naquele momento, quando ele lhe procura está dizendo: ' Por favor, ajude-me? '. Ele não sabe exatamente o que deseja e precisa de alguma ajuda para descobrir. E, é a partir deste momento que ele cria a boa ou má impressão que têm com você e do modo como você o ajuda a suprir suas necessidades.
Quando ouvir o seu cliente, seja receptivo, escute o que ele tem a dizer e não deixe de debater e contestar suas necessidades, perguntas e até mesmo sugestões.
Os clientes estão sim, cada vez mais exigentes e para migrarem para um concorrente é muito rápido, principalmente se você não atingiu as suas necessidades ou manteve uma fidelidade no atendimento.
Quem já não viu nas empresas alguns colaboradores com crachás, ou até mesmo estampados em seus uniformes - ‘em treinamento’ – logo pensamos, será que este colaborador ao terminar o treinamento estará preparado para um bom atendimento?
Na realidade, ele está apenas começando. O que ele recebeu até então, foram instruções precisas. E, para que ele tenha um desempenho melhor na sua função, ele precisa de orientação, instruções e apoio. No processo de treinamento, alguém precisa dizer a ele exatamente o que ele necessita saber, fazer e como fazer, dando-lhe as ferramentas e as técnicas que a função exige. Trata-se apenas da ponta do iceberg, o que os colaboradores devem pensar é em uma aprendizagem contínua para um bom atendimento ao cliente e também devem ir em busca de informações que