Focas
As focas habitam em regiões de águas frias, como na Antártida, próximo à calota glacial Ártica e ao longo da costa da Groelândia. Elas têm preferência por locais com bancos de areia, rochedos e água límpida. Vivem em grandes colônias, e emitem sons graves, pelos quais se comunicam.
Elas têm cor cinza escuro, podendo apresentar manchas pelo corpo. Possuem uma espessa camada de gordura, que protege todo o seu corpo das baixas temperaturas de seu habitat. Sua epiderme, também espessa, é coberta de pêlos. As mãos e os pés das focas são na verdade nadadeiras, nas quais os dedos são interligados por membranas. As focas não têm orelhas. Quando adultas, medem em média 1,80 m de comprimento, podendo pesar de 80 a 100 kg.
Graças ao formato anatômico do corpo, é excepcional nadadora, com agilidade comparável a dos peixes. São capazes de mergulhar a uma profundidade de 60 metros, sendo que podem ficar submersas por até 20 minutos, devido a um sistema que fecha o canal auditivo e as narinas, e diminui a irrigação sangüínea na pele, mantendo a maior circulação no cérebro e no coração.
As focas adultas alimentam-se de crustáceos, moluscos e principalmente peixes que prefere caçar em águas calmas.
Os machos da espécie estão prontos para a reprodução entre 3 e 7 anos, quando atingem 75 kg de peso, enquanto a maturidade sexual das fêmeas acontece entre 2 a 6 anos, ou quando alcançam os 50 kg.
A reprodução das focas acontece no fim da primavera, sempre próxima à costa, onde preparam suas tocas. A gestação dura de 9 a 11 meses, e, geralmente, nasce um filhote a cada ano. As focas têm o hábito de procriar no mesmo local todos os anos, durante toda a vida.
Apesar de serem muito medrosos, os filhotes de foca enfrentam o mar por volta de 2 meses de idade. Após 6 meses de treino, quando os filhotes mais encorpados