Fngf
7
Evolução do pensamento Evolução do pensamento econômico econômico
Curso de Graduação em Administração a Distância
Objetivo
Nesta Unidade, você vai conhecer as principais Escolas do Pensamento Econômico para que possa ter uma leitura da formação da base dessa enorme estrutura em que nos encontramos instalados e estar mais seguro na profissão para as tomadas de decisões.
130
Módulo 3
O pensamento econômico na Antigüidade Clássica
Caro Estudante! Estamos iniciando nossa última Unidade. Você vai acompanhar a evolução histórica da Economia. Para tanto, estudaremos as contribuições das principais correntes do pensamento econômico, tendo como ponto de partida a fase pré-científica, que vai da agricultura primitiva, passando pelos tempos bíblicos até chegar aos mercantilistas e, daí, aos pensadores clássicos, marxistas, neoclássicos, keynesianos e pós-keynesianos. Leia com atenção e realize as atividades que estão indicadas no final da Unidade. Sua leitura, a realização das atividades e os contatos com seu tutor e os professores têm um só objetivo: ajudá-lo no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento de habilidades que caracterizarão seu novo perfil profissional ao final deste curso. Bem-vindo à história da dinâmica econômica!
A história da Economia evoluiu pari passu com os períodos que caracterizam a história da humanidade. É desnecessário dizer da importância da história econômica da humanidade, tanto pré-clássica quanto a mais atual, para os economistas. Entretanto, é somente entendendo a dinâmica da história econômica das civilizações que você poderá compreender toda a complexidade que domina a ciência econômica e a sociedade atuais. Desde Moisés até os mercantilistas, a sociedade mundial viveu em complexidades. E foi dessa complexidade que, um século depois, após o fim dos ideais mercantilistas do século XVII, o mundo percebeu a necessidade de ter economistas. Esse período da Antigüidade Clássica, em sua