FMEA
INTRODUÇÃO
As empresas cada vez mais necessitam certificar através de política e ações. Fazer qualidade é procurar a satisfação dos clientes em primeiro lugar. A verificação deste princípio fez com que muitas empresas de sucesso dominassem o mercado de produto e serviço nos últimos anos. As ferramentas sempre devem ser encaradas como um MEIO para atingir as METAS ou objetivos". Meios são as ferramentas que podem ser usadas para identificar e melhorar a qualidade, enquanto a meta é onde queremos chegar (fim). A qualidade não pode estar separada das ferramentas básicas usadas no controle, melhoria e planejamento da qualidade, visto estas fornecerem dados que ajudam a compreender a razão dos problemas e determinam soluções para eliminá-los. O objetivo deste trabalho é demonstrar a aplicação da ferramenta FEMEA que permite identificar falhas antes que elas ocorram.
– HISTÓRIAS DO FMEA
Em 1949, foi criado no exército americano um processo formal denominado “Procedures for Performing a Failure Mode, Effects and Criticality Analysis” (Procedimentos para desenvolver uma análise de modo, efeitos e criticidade de falhas), que mais tarde foi denominado apenas FMEA (Failure Mode and Effects Analysis, ou Análise de Modo e Efeito de Falhas). Nos anos 60, a NASA desenvolveu esta técnica como parte do programa Apollo, com o objetivo de eliminar falhas em equipamentos que não teriam como ser consertados após lançados (DAILEY, 2004, p.5).
“FMEA é uma técnica de engenharia usada para definir, identificar e eliminar falhas, problemas e erros conhecidos e/ou potenciais de sistemas, projetos, processos e/ou serviços antes que eles cheguem ao consumidor” O principal objetivo do FMEA é evitar que problemas cheguem até o consumidor final do produto, sistema, processo ou serviço. Por isso, FMEA provê um método sistemático para examinar todos os modos que uma falha pode ocorrer (STAMATIS, 2003, p. 22).
“A técnica de FMEA foi criada com enfoque no projeto de novos produtos e