FMEA
FERRAMENTAS APLICADAS A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
FMEA
BELO HORIZONTE
22 DE NOVEMBRO DE 2012
FMEA
Trabalho apresentado à disciplina de Ferramenta Aplicadas a Engenharia de Produção
Professor orientador:
BELO HORIZONTE
22 DE NOVEMBRO DE 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Na crescente preocupação com a qualidade do produto acabado que está em torno das empresas, elas estão visando cada vez mais investir em técnicas que tragam ações de melhoria contínua no projeto, produto ou nos processos a serem executados, demonstrando e entregando elementos mais confiáveis para seus clientes.
A técnica FMEA (Análise dos Modos e Efeitos de Falha), no inglês Failure Modes and Effects Analysis, vem para ajudar as indústrias na busca das exigências de padrões, caracterizando-se por métodos que utilizam variáveis qualitativas aplicáveis em processos em fase de projetos e processos já existentes e em operação, na busca de melhorias nos sistemas, mediante a descoberta de pontos problemáticos, relacionando as falhas nos elementos e suas conseqüências.
De acordo com a ABNT, o FMEA é um método que utiliza variáveis qualitativas para realizar uma análise dos possíveis modos de falha que podem originar-se em componentes e gerar um efeito sobre a função de todo o conjunto.
As análises feitas via FMEA devem conduzir a elaboração de um plano, assim este método permitem uma hierarquização das causas, quanto a sua importância, risco e facilidade de detecção, estabelecendo parâmetros de mediadas preventivas ou corretivas.
COMO SURGIU O FMEA
Assim como diversas outras ferramentas, o FMEA também foi criado para utilização em operações militares. A ferramenta surgiu no dia 9 de novembro de 1949, nos EUA. Na época, recebeu o nome de Procedures for Performing a Failure Mode, Effects and Criticality Analysis.
Seu propósito na época era ser utilizado como