fmea
Climatização de uma Indústria
Automobilística
Helena Ávila Ramos avila.helena@yahoo.com.br UFF
Carlos Alberto Chaves cachaves@quick.com.br UFF
Nilson Brandalise nilson_01@yahoo.com.br UFF
Resumo:Este trabalho tem por objetivo demonstrar a eficácia da ferramenta da qualidade FMEA (Failure
Mode and Effect Analysis – Análise do Modo e Efeitos de Falha Potencial) como meio de prevenir, reduzir falhas e atuar preventivamente nas suas causas no processo de climatização de uma indústria automobilística, garantindo a confiabilidade do processo e do produto. Inicialmente faz-se uma abordagem das principais ferramentas estatísticas para o Controle da Qualidade de seis sigma e confiabilidade. A metodologia utilizada de FMEA é analisada no decorrer do trabalho e em seguida aplicada ao processo de climatização de veículos. Adicionalmente foi realizada uma pesquisa de campo para levantamento de dados de falhas do processo de climatização dentro de uma indústria automobilística. Através da análise da pesquisa de campo comprovou-se a eficácia do FMEA obtendo-se uma redução de 34 % de falhas durante o processo de climatização.
Palavras Chave: Método FMEA - Qualidade - Confiabilidade - Falhas -
1. INTRODUÇÃO
A globalização da economia propiciou grande fluxo de capital, mercadorias e pessoas.
Em consequência, houve também um elevado aumento da competitividade entre as empresas forçando os diversos setores da economia a adequar-se ao veloz ritmo das mudanças. Um dos setores da economia onde este dinamismo é visível é a indústria automobilística, pois o mercado exige uma atualização contínua na sua estrutura, processos e produtos.
Para a sua sobrevivência é indispensável que seu processo seja confiável, de forma a proporcionar a qualidade exigida pelo cliente além, é claro, de redução contínua dos custos associados aos produtos.
Uma das formas de uma empresa automobilística atingir os objetivos de