fluxogramas4192

327 palavras 2 páginas
Fluxogramas

Definição
 Conjunto de símbolos normalizados com o objetivo de descrever o fluxo de dados e as operações sobre elas efetuadas. Os
Fluxogramas são fundamentais para a otimização e melhoria contínua dos processos - já que podem evidenciar rotinas ilógicas ou incoerentes.

Vantagens
 simplificação de projetos detalhando trabalhos e tarefas;  visualização e localização de rotinas desnecessárias;
 possibilidade de evidenciar ou justificar seqüência lógica de atividades diferentes da atual;
 usa uma simbologia universal e normalizada;
 treinamento eficiente com uma leitura rápida e eficiente;  aprendizagem simplificada do trabalho, etc.

Padronização
Existe uma padronização da simbologia usada, que é o PADRÃO ANSI - AMERICA
NATIONAL STANDARDS INSTITUTE, mas de forma geral, os símbolos são usados pelas principais organizações. O importante é que a simbologia usada nos fluxogramas seja de conhecimento e entendimento de todos aqueles que fazem uso dos mesmos

Formatos
 O fluxograma de blocos é o tipo mais simples de fluxograma que existe - mas é o tipo ideal para uma primeira introdução da padronização na empresa.
Ele faz uso de alguns poucos símbolos.
Os fluxogramas de blocos são praticamente apresentados de duas formas: Em Colunas
 É um fluxograma vertical, dividido em colunas. No topo de cada coluna encontra-se o nome do operador / executor das rotinas contidas na coluna.

Em Série
 O fluxograma de blocos seriado mostra uma seqüência de rotinas e dentro de cada rotina o nome do executor / operador da mesma.

Diferenças entre formatos  Não há diferença conceitual entre estas duas formas de apresentar processos; porém o fluxograma de blocos em colunas tende a realçar a importância das interfaces – mostrando quando um conjunto de rotinas sai da responsabilidade de um operador e passa para outro e a especificação de produto inerente à interface.

Conclusão
 A sua grande utilidade é fazer com que todos os participantes adquiriam uma
visão

Relacionados