Fluxogramas
Escrito por Darla Ferrara | Traduzido por Eduardo Paiva
O fluxograma é um diagrama que representa a organização e o fluxo de um determinado processo. Ele mostra etapas como caixas ou níveis que se conectam por linhas ou flechas. Cada caixa contém um pensamento ou ação, e as flechas fornecem o fluxo e direção. Os fluxogramas fornecem uma maneira simplificada de organizar, analisar, projetar e documentar. A criação do primeiro fluxograma foi feita por Frank e Lilian Gilbreth nos anos 1920, como parte de apresentação de gestão. Desde então, fluxogramas tornaram-se uma das partes mais importantes da metodologia organizacional.
Representação visual
O fluxograma fornece uma representação visual de um conceito e pode ajudar a torná-lo mais claro. De muitas maneiras, um fluxograma serve como um modelo de informação que você está apresentando. As apresentações são muitas vezes conceituais, mas um fluxograma ajuda a organizar e apresentar suas ideias. Falar sobre um assunto sem oferecer gráficos pode ser menos efetivo. Por exemplo, se você está apresentando um plano para reorganizar o departamento de vendas, um fluxograma pode claramente mostrar suas ideias para a hierarquia do novo departamento e os prazos para reestruturação.
Organização
Os fluxogramas ajudam a manter um projeto organizado. Nos estágios iniciais de um projeto, pode ser difícil manter as coisas juntas. Um fluxograma irá ajudar a identificar e gerenciar os componentes-chave do seu projeto e evitar esquecer qualquer elemento. Por exemplo, programas de computador frequentemente usam fluxogramas para identificar as etapas individuais de um programa e evitar perder fatores chaves, independentemente de sua complexidade.
Flexibilidade e controle
Um fluxograma é relativamente fácil de se fazer. Um simples lápis e um papel darão conta do recado ou existem programas que podem te ajudar a criar um fluxograma com aparência profissional. Fluxogramas são flexíveis e