Fluxograma e Zoneamento
ZONA 1: SALA- Por ser um local de grande permanência na casa, ela esta voltada para a área de lazer, suas aberturas são para o Norte e Sul, proporcionando ventilação cruzada.Sua abertura para o Norte, é a que mais favorece a utilização de dispositivos fixos para o sombreamento, possibilitando a captação de luz e calor durante todo o ano
ZONAS 2/3: QUARTOS - Estes ambientes também possuem grande permanência, principalmente no período noturno, e principalmente por na casa termos um integrante no qual passa grande parte de seu tempo no quarto, devido ao barulho residencial. As aberturas foram voltadas para o Norte e para o Leste, para a captação de luz e calor, principalmente no período matutino, o que já favorece os quartos devido a sua higienização.
ZONAS 4/5: AREA DE SERVIÇO E COZINHA - Por se tratarem de ambientes de permanência transitória, a cozinha e a área de serviço são ambientes bastante apropriados para localização de fachada oeste, funcionando como um dispositivo de isolamento dos demais ambientes.
ZONA 6: BANHEIRO/LAVABO - Da mesma forma que a cozinha, o lavabo também é um ambiente ideal como barreira contra radiação solar da fachada oeste.
Partido
Com base neste ordenamento inicial foram eleborados os primeiros croquis atravez de plantas em esbocos sobre papel. Como uma das intencoes do projeto era o aproveitamento integral dos conficionanes climaticos em favor do conforte termico e luminoso, no processoo de concepcao, cada um dos ambientes foi tratado separadamente para um posterior agrupamento dos volumes, uma vez que cada um desde apresenta diferentes requisiçoes de conforto de acordo com o seu padrao de uso. Nos esbocos que mostraremos no final, nota-se a preocupaçao com a ventilaçao, aproveitamento integral do terreno e a preocupaçao com a acessibilidade. Com isso une-se a preocupacao formal e estetica, com busca no equilibrio dos volumes, uso de vegetacao na cmposicao dos ambientes e integracao da