Fluxograma e mapeamento de processos: estudo do caso
Tanto o Fluxograma quanto o Mapeamento de Processos foram novas ferramentas metodológicas desenvolvidas a fim de se obter melhorias ao processo. Abordaremos essas duas técnicas neste trabalho.
O Fluxograma é uma representação gráfica utilizada para esquematizar e visualizar os sistemas. Mostraremos e especificaremos os diversos tipos de Fluxograma, bem como suas vantagens e técnicas de elaboração.
O Mapeamento de Processos é uma ferramenta de gerenciamento e análise que objetiva melhorar os processos ou implantar uma nova estrutura visada para processos.
Este trabalho tem como objetivo mostrar a aplicabilidade e a combinação dessas duas ferramentas como forma de fornecer uma visão mais transparente e completa do processo na prática. Aplicaremos essa teoria em um estudo de caso na Gerdau Cearense, uma empresa líder no segmento de aços longos e uma das pioneiras na utilização das técnicas de gestão da qualidade.
A metodología utilizada no trabalho é o estudo de caso, com Análise dos dados Qualitativa, Paradigma fenomenológico e Dados primários, pois no estudo de caso os dados foram obtidos direto na empresa
2 FLUXOGRAMA
2.1 CONCEITO DE FLUXOGRAMA
Existem alguns tipos de representação gráfica que permitem esquematizar e visualizar os sistemas de forma racional, clara e concisa. Entre as técnicas de representação gráfica, a mais utilizada é o fluxograma.
Fluxograma, segundo Curry, é uma técnica de representação gráfica que se utiliza símbolos previamente convencionados, permitindo a descrição clara e