Fluxograma macro de imobiliaria
Supondo que você já saiba os conceitos citados, vamos aos exemplos, mas antes, é perinente dizer que nada em economia é simples, portanto um exemplo poderá perfeitamente se encaixar em mais de um conceito, dependendo da ótica em que se observa o mercado.
Monopólio - A Petrobrás, no que tange a exploração de petróleo no Brasil. Embora legalmente já seja possíveis outras empresas explorarem tal comódite em território nacional, a Petrobrás é muito grande em relação às suas concorrentes. Lembre que o conceito real e completo de monopólio, diz que esta estrutura de mercado ocorre quando se há apenas uma empresa capaz de influenciar os preços de mercado, não somente quando há apenas uma empresa ofertante no mercado, conceito usualmente mais usado.
Oligopólio - A industria da viação civil (TAM, GOL, VARIG, BRA), Gases Industriais (White Martins, Oximil), Operadoras de telefonia, etc. Esta é a estruturação de mercado mais comum.
Monopsônio - Esta é complicada, mas fácil de ser mensurada: Imagine uma cooperativa de leite ou uma grande industria de laticínios que é a única compradora de todos os produtores de leite de uma dada região. A empresa Cotochés em Rio Casca/MG, pode ser um exemplo. Normalmente existem grandes fazendas de gado leiteiro ao redor da indústria e esta se compromete a comprar toda a produção local como forma de garantir matéria prima para seus diversos produtos derivados do leite. É comum que cooperativas também sejam exemplos de monopsônio, mesmo porque, em muitos casos é para isso que são criadas.
Oligopsônio - Imagine vários donos de terras no interior da Bahia e Minas Gerais que arrendam suas terras para o plantio de eucalipto, na região existem três grandes indústrias de celulose (Bahia Sul Celulose, Aracruz Celulose e Cenibra), que costumam garantir a