Fluxo
Paula Viviane Laudares Lima (*)
Num ambiente competitivo, as empresas buscam constantemente novas técnicas de gerenciamento para atingir níveis de alto desempenho, com diferenciais percebidos pelo mercado que garantam vantagens competitivas em relação aos principais concorrentes.
Toda empresa tem um valor, mesmo que este ainda não seja conhecido pelos acionistas ou gerenciado pelos executivos. O valor da empresa está associado à capacidade de geração de fluxos de caixa futuros a partir dos ativos tangíveis atuais: fixos (ex. instalações e equipamentos) e operacionais (ex. estoques) e intangíveis (ex. pessoas, marca). Por meio de um processo de planejamento estratégico conduzido pelo Instituto de Desenvolvimento Gerencial - INDG, a empresa conhecerá o valor do seu negócio, considerando o seu nível atual de desempenho e definirá uma meta de valor em função de uma análise das oportunidades de melhoria dos seus resultados.
Após o cálculo preliminar do valor do negócio, serão levantadas as principais questões estratégicas para o negócio, por intermédio de entrevistas com a alta administração da empresa. Questões estratégicas comuns estão associadas a alternativas de crescimento, introdução de novas tecnologias, avaliação da viabilidade de unidades de negócios de grupos empresariais, necessidade de desenvolvimento de novas competências, entre outras.
O Planejamento Estratégico é o meio mais adequado para avaliação do potencial do negócio e do mercado. As questões estratégicas orientam as análises de ambiente externo e interno e a identificação das principais lacunas, ou seja, das oportunidades de melhoria de resultado. Por meio desse processo, são identificadas e avaliadas as alternativas estratégicas para melhoria do resultado do negócio.
Para cada alternativa ou conjunto de alternativas, é possível projetar novamente os fluxos de caixa futuros, incorporando os ganhos previstos nas análises de ambiente interno e