Fluxo maximo
Os problemas de Fluxo Máximo são geralmente direcionados para materiais como óleo, gás, energia e água com o objetivo de maximizar a quantidade do produto enviada entre o ponto de origem e o de destino por meio de redes tubulares, canos e esgoto, estando sujeito à capacidade de fluxo nos arcos.
O tipo de problema de fluxo máximo é utilizado quando queremos maximizar a quantidade de fluxo de um ponto de origem para um ponto de destino e estamos sujeitos a restrições de capacidade de fluxo nos arcos. (LACHTERMACHER, 2009, P. 143).
Fluxos e Cortes
O exemplo que podemos citar foi utilizado no começo da evolução dos processos para melhoria dos problemas de fluxo máximo:
A guerra Fria e o abastecimento Ferroviário do Leste Europeu
Durante os anos de Guerra Fria, no inicio da década de 50 foi formulado um problemadevido ao interesse que o exército dos Estados Unidos tinha sobre a malha ferroviária doLeste Europeu e Oeste da União Soviética. T.E. Harris formulou o seguinte: "Considereuma rede ferroviária conectando duas cidades através de um número de cidades intermediárias,onde cada ligação entre cada cidade tenha associado um valor de capacidadede transporte. Encontre um fluxo maximal de uma dada cidade até outra". T.E. Harrisem conjunto com Gal. F. S. Ross formulou um relatório a partir de estudos daregião e fotos de satélite sobre as capacidadesoperacionais de abastecimento da regiãoatravés dessa malha ferroviária e formas deinterromper o abastecimento dessa região pelostrilhos. Foi este relatório que inspirou as idéias de "Fluxo Máximo Corte Mínimo"deFord-Fulkerson, onde ao descobrir o corte mínimo damalha ferroviária poderia minimizaros esforços da forças armadas dos Estados Unidos para desabastecer a região, no casode um possível embate com o exército vermelho. Por questões política o memorando foiapresentado apenas em 1955.
(Exemplo retirado do trabalho acadêmico Universidade Federal do Mato Grosso do sul,