Fluxo logistico
Logística
A logística pode ser entendida como a sequência das Etapas do processo de movimentação de produtos ou informações logísticas. O fluxo logístico em si é formado por outros fluxos, tais como, fluxo de materiais ou produtos, fluxo de informações, fluxo financeiro e fluxo reverso.
Logística de Produção
“Uma logística de produção eficiente resulta em tempo e dinheiro ganho na produção” (Allen, 2001, p. 215)
A logística de produção de uma indústria, também conhecida como PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção) é um segmento da indústria automatizada, que trata da gestão e controle de mão de obra, material e informação no processo produtivo. Devido à grande complexidade que as grandes plataformas industriais apresentam, dada à enorme quantidade de materiais, operários e máquinas, a gestão destes recursos é feita majoritariamente por computador. São estes processos logísticos contínuos de controlo da produção e também das encomendas, que se dá o nome de logística de produção. Esta área é, assim, essencial para o sucesso de empresas na economia de mercado global, que hoje existe, uma vez que se preocupa com o aperfeiçoamento de tarefas fabris, quer pela adição de processos mais eficazes, quer pela eliminação de outros desnecessários. LOGÍSTICA: ALICERCE DA MANUFATURA
Inicialmente, a área de apoio a manufatura concentra-se no gerenciamento de estoque em processo à medida que este flui entre as fases de fabricação. A principal responsabilidade logística na manufatura é participar da formulação de uma programação-mestre de produção e providenciar a disponibilidade em tempo hábil de materiais, componentes e estoques em processo. Portanto, a maior preocupação do apoio a manufatura não está em como a produção ocorre, mas em o que é fabricado e quando e onde os produtos são fabricados. Abrange as necessidades de movimentação que estão sob o controle da empresa fabricante.